A
MATEMÁTICA ADVERTE
FUMAR
É PREJUDICIAL À SAÚDE E AO BOLSO
DURAÇÃO DO PROJETO:
03 Bimestres
JUSTIFICATIVA:
Sabendo que o cigarro mata muito
mais do que outras drogas é que resolvi desenvolver esse projeto que
não deixa de ser também uma campanha educativa contra o tabagismo.
Este projeto visa alertar e mostrar a todos os jovens, principalmente
àqueles que usam o cigarro como uma curtição, que dentro de um
inocente cigarro, pode haver mais de 4000 substâncias tóxicas e que
o cigarro é uma calamidade mundial.
Depois da Segunda Guerra Mundial
(1945), o tabagismo se alastrou de forma exponencial e tornou uma
epidemia, aumentando os riscos de várias doenças e reduzindo a vida
dos fumantes em vários anos.
Segundo, a Organização Mundial
de Saúde (OMS), 90% dos fumantes começam a fumar entre 5 e 19 anos
de idade, ou seja, em idade escolar. Isso deixa claro o tamanho da
responsabilidade que a escola e o professor têm com a luta contra
este vício, que é considerada a principal causa de morte evitável
do planeta.
Este vício mata cinco milhões
de pessoas por ano e toda criança e jovem devem aprender desde cedo
os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do
cigarro. A escola tem papel fundamental em conscientizar seus alunos
e ajudar a acabar com esse mal. Além disso, deve transmitir
informações aos alunos com objetivo de atingir os pais, pois as
crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os
familiares fumantes deixar o vício.
Todo educador ciente de seus
deveres deve tratar os temas transversais nos currículos escolares,
assumindo a corresponsabilidade pela vida social e pela formação
plena do educando. Portanto, é de fundamental importância trabalhar
no âmbito escolar o problema das drogas, ressaltando o fumo, como um
dos principais fatores que prejudica a vida. O objetivo é ainda
evitar que os adolescentes contraiam o hábito, já que é nessa fase
que se inicia no vício. A escola não deve se omitir em relação ao
tema abordado.
Esse pequeno cilindro de papel,
de aparência inofensiva, é uma das mais perfeitas armas assassinas
já criadas. O cigarro seduz porque dá prazer a quem fuma – um
prazer ilusório que logo se transforma em necessidade, em
dependência. A cada tragada, o fumante ingere mais de 4700
substâncias tóxicas. Os derivados do tabaco – cigarro, charuto e
fumo para cachimbo – matam cerca de três milhões de pessoas por
ano em todo o mundo.
OBJETIVO GERAL:
- Levar aos alunos a ter consciência crítica sobre o tabagismo, identificando os males do cigarro e a importância de não entrar nessa onda de fumar.
- Cumprir com a função social do ensino da matemática que é preparar as pessoas para a tomada de decisão consciente.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Desenvolver a consciência crítica sobre o uso de cigarro;
- Esclarecer sobre os efeitos do cigarro no organismo;
- Identificar as substâncias tóxicas presentes no cigarro e que acarretam sérios problemas à saúde;
- Alertar os jovens para os males do fumo;
- Integrar a Matemática no mundo moderno, discutindo e analisando os problemas maiores da humanidade;
CONTEÚDO:
- Regra de três;
- Proporção;
- Porcentagens;
- Gráficos de setores/ Laboratório de Informática
METODOLOGIA
- Pesquisa em livros, revistas, jornais, filmes, internet / Laboratório de Informática etc.;
- Pesquisa de campo com fumantes;
- Estatísticas e gráficos / Laboratório de Informática
ATIVIDADES
- Pesquisar sobre:
- Parte I
- Origem do cigarro;
- Onde surgiu e em que época;
- Quem os consome;
- Quando se tornou comercializado.
- Parte II
- Cidades produtoras dos componentes do cigarro;
- O maior país produtor de cigarros;
- Leis que visam combater o fumo;
- Porque o fumo é considerado uma droga lícita.
- Parte III
- As doenças que o cigarro acarreta ao organismo;
- As consequências para o bebê com o uso do fumo durante a gravidez;
- Anatomia do cigarro, mostrando o que o fumante ingere a cada tragada;
- - Os componentes utilizados para fabricar o cigarro e seus efeitos sobre o organismo.
- -Parte IV
- Pesquisa de campo conforme Anexo I, onde cada aluno entrevistará 02 (duas) pessoas.
- Para cada parte (I, II, III e IV), os alunos deverão desenvolver um texto baseado na pesquisa efetuada e elaborar cartazes, banners e gráficos divulgando o resultado da pesquisa e/ou relacionar o gasto com o consumo de cigarros com a cesta básica e outros bens;
- Produzir panfletos com o resultado da pesquisa parte IV.
AVALIAÇÃO
- Qualitativamente o aluno será avaliado em seu interesse nas atividades, participação, interação e socialização com seus colegas.
- Quantitativamente o aluno será avaliado através dos trabalhos desenvolvidos / Laboratório de Informática durante o projeto.
- A pontuação será dada por etapa cumprida, não excedendo a 01 (um) ponto por bimestre.
ANEXO
1
ESCOLA MUNICIPAL DR. JIULIO CARUSO
Essa pesquisa está sendo
realizada com o objetivo de alertar as pessoas sobre gastos com
cigarro.
Professora Responsável:
Elisiane Aparecida Nunes Silva
Entrevistador:
A Matemática adverte: Fumar é
prejudicial ao bolso
1 – Nome:
2 – Sexo: ( ) F ( ) M
3 – Idade:
4 – Com quantos anos começou
a fumar?
5 – Qual a razão que o levou
a experimentar o cigarro?
6 – Anote na tabela abaixo
quantos cigarros ou maços você fuma(va), por dia, em cada faixa
etária.
ATÉ
15 ANOS
|
41
– 45 ANOS
|
||
16
– 20 ANOS
|
46
– 50 ANOS
|
||
21
– 25 ANOS
|
51
– 55 ANOS
|
||
26
– 30 ANOS
|
56
– 60 ANOS
|
||
31
– 35 ANOS
|
61
– 65 ANOS
|
||
36
– 40 ANOS
|
66
– 70 ANOS
|
7 – Qual a marca de cigarro
que você usa?
8 – Qual o preço do maço de
cigarros?
9 – Você tem noção do que
já gastou com cigarros?
10 – Você tem vontade de
parar de fumar?
11 – Você já tentou parar de
fumar?
12 – Você acredita que fumar
faz mal a saúde?
13 – Dentre as consequências
que os fumantes sofrem, marque as que você apresenta:
(
) Pressão Alta ( ) Asma / Bronquite ( ) Tosse / Pigarro
( ) Dente Amarelado ( ) Mal
Hálito ( ) ______________
14 – Marque os motivos pelos
quais você fuma:
( ) Ansiedade ( ) Para
esquecer os problemas
( ) Por prazer ( ) Por não
conseguir parar de fumar
( ) Por charme ( ) Por
gosto
( ) _________
15 – Quantidade gasta em
dinheiro até hoje em cigarros.
16 – O que você compraria
caso tivesse esse dinheiro na poupança?
17 – Quantidade que irá
gastar até 65 anos, caso continue fumando nesse ritmo.
18 – O que você poderá
comprar, com esse dinheiro, caso pare de fumar hoje?
19 - Você
gostaria de ser informado sobre o resultado da pesquisa?
AGRADECEMOS A SUA COLABORAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
http://escoladoaprender.blogspot.com.br/2012/04/dicas-como-montar-um-projeto.html-
acessado em 02/04/2013
http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/roteiro-para-elaboracao-de-projetos-2/-
acessado em 03/04/2013
www.sbem.com.br/files/ix_enem/Poster/.../PO88994023704T.doc
- acessado
em 07/04/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário