terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Matemática

 
A MATEMÁTICA ADVERTE
FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE E AO BOLSO

DURAÇÃO DO PROJETO:

03 Bimestres

JUSTIFICATIVA:

Sabendo que o cigarro mata muito mais do que outras drogas é que resolvi desenvolver esse projeto que não deixa de ser também uma campanha educativa contra o tabagismo. Este projeto visa alertar e mostrar a todos os jovens, principalmente àqueles que usam o cigarro como uma curtição, que dentro de um inocente cigarro, pode haver mais de 4000 substâncias tóxicas e que o cigarro é uma calamidade mundial.

Depois da Segunda Guerra Mundial (1945), o tabagismo se alastrou de forma exponencial e tornou uma epidemia, aumentando os riscos de várias doenças e reduzindo a vida dos fumantes em vários anos.

Segundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos fumantes começam a fumar entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso deixa claro o tamanho da responsabilidade que a escola e o professor têm com a luta contra este vício, que é considerada a principal causa de morte evitável do planeta.
Este vício mata cinco milhões de pessoas por ano e toda criança e jovem devem aprender desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro. A escola tem papel fundamental em conscientizar seus alunos e ajudar a acabar com esse mal. Além disso, deve transmitir informações aos alunos com objetivo de atingir os pais, pois as crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixar o vício.

Todo educador ciente de seus deveres deve tratar os temas transversais nos currículos escolares, assumindo a corresponsabilidade pela vida social e pela formação plena do educando. Portanto, é de fundamental importância trabalhar no âmbito escolar o problema das drogas, ressaltando o fumo, como um dos principais fatores que prejudica a vida. O objetivo é ainda evitar que os adolescentes contraiam o hábito, já que é nessa fase que se inicia no vício. A escola não deve se omitir em relação ao tema abordado.
Esse pequeno cilindro de papel, de aparência inofensiva, é uma das mais perfeitas armas assassinas já criadas. O cigarro seduz porque dá prazer a quem fuma – um prazer ilusório que logo se transforma em necessidade, em dependência. A cada tragada, o fumante ingere mais de 4700 substâncias tóxicas. Os derivados do tabaco – cigarro, charuto e fumo para cachimbo – matam cerca de três milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

OBJETIVO GERAL:

  • Levar aos alunos a ter consciência crítica sobre o tabagismo, identificando os males do cigarro e a importância de não entrar nessa onda de fumar.
  • Cumprir com a função social do ensino da matemática que é preparar as pessoas para a tomada de decisão consciente.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Desenvolver a consciência crítica sobre o uso de cigarro;
  • Esclarecer sobre os efeitos do cigarro no organismo;
  • Identificar as substâncias tóxicas presentes no cigarro e que acarretam sérios problemas à saúde;
  • Alertar os jovens para os males do fumo;
  • Integrar a Matemática no mundo moderno, discutindo e analisando os problemas maiores da humanidade;

CONTEÚDO:

  • Regra de três;
  • Proporção;
  • Porcentagens;
  • Gráficos de setores/ Laboratório de Informática

METODOLOGIA

  • Pesquisa em livros, revistas, jornais, filmes, internet / Laboratório de Informática etc.;
  • Pesquisa de campo com fumantes;
  • Estatísticas e gráficos / Laboratório de Informática

ATIVIDADES

  • Pesquisar sobre:

  • Parte I
        • Origem do cigarro;
        • Onde surgiu e em que época;
        • Quem os consome;
        • Quando se tornou comercializado.

      • Parte II
        • Cidades produtoras dos componentes do cigarro;
        • O maior país produtor de cigarros;
        • Leis que visam combater o fumo;
        • Porque o fumo é considerado uma droga lícita.

      • Parte III
        • As doenças que o cigarro acarreta ao organismo;
        • As consequências para o bebê com o uso do fumo durante a gravidez;
        • Anatomia do cigarro, mostrando o que o fumante ingere a cada tragada;
        • - Os componentes utilizados para fabricar o cigarro e seus efeitos sobre o organismo.



      • -Parte IV
        • Pesquisa de campo conforme Anexo I, onde cada aluno entrevistará 02 (duas) pessoas.

  • Para cada parte (I, II, III e IV), os alunos deverão desenvolver um texto baseado na pesquisa efetuada e elaborar cartazes, banners e gráficos divulgando o resultado da pesquisa e/ou relacionar o gasto com o consumo de cigarros com a cesta básica e outros bens;

  • Produzir panfletos com o resultado da pesquisa parte IV.

AVALIAÇÃO

  • Qualitativamente o aluno será avaliado em seu interesse nas atividades, participação, interação e socialização com seus colegas.

  • Quantitativamente o aluno será avaliado através dos trabalhos desenvolvidos / Laboratório de Informática durante o projeto.

  • A pontuação será dada por etapa cumprida, não excedendo a 01 (um) ponto por bimestre.













ANEXO 1

ESCOLA MUNICIPAL DR. JIULIO CARUSO

Essa pesquisa está sendo realizada com o objetivo de alertar as pessoas sobre gastos com cigarro.

Professora Responsável: Elisiane Aparecida Nunes Silva
Entrevistador:
A Matemática adverte: Fumar é prejudicial ao bolso

1 – Nome:
2 – Sexo: ( ) F ( ) M
3 – Idade:
4 – Com quantos anos começou a fumar?
5 – Qual a razão que o levou a experimentar o cigarro?
6 – Anote na tabela abaixo quantos cigarros ou maços você fuma(va), por dia, em cada faixa etária.

ATÉ 15 ANOS

41 – 45 ANOS

16 – 20 ANOS

46 – 50 ANOS

21 – 25 ANOS

51 – 55 ANOS

26 – 30 ANOS

56 – 60 ANOS

31 – 35 ANOS

61 – 65 ANOS

36 – 40 ANOS

66 – 70 ANOS


7 – Qual a marca de cigarro que você usa?
8 – Qual o preço do maço de cigarros?
9 – Você tem noção do que já gastou com cigarros?
10 – Você tem vontade de parar de fumar?
11 – Você já tentou parar de fumar?
12 – Você acredita que fumar faz mal a saúde?
13 – Dentre as consequências que os fumantes sofrem, marque as que você apresenta:
( ) Pressão Alta ( ) Asma / Bronquite ( ) Tosse / Pigarro
( ) Dente Amarelado ( ) Mal Hálito ( ) ______________

14 – Marque os motivos pelos quais você fuma:
( ) Ansiedade ( ) Para esquecer os problemas
( ) Por prazer ( ) Por não conseguir parar de fumar
( ) Por charme ( ) Por gosto
( ) _________

15 – Quantidade gasta em dinheiro até hoje em cigarros.
16 – O que você compraria caso tivesse esse dinheiro na poupança?
17 – Quantidade que irá gastar até 65 anos, caso continue fumando nesse ritmo.
18 – O que você poderá comprar, com esse dinheiro, caso pare de fumar hoje?
19 - Você gostaria de ser informado sobre o resultado da pesquisa?
AGRADECEMOS A SUA COLABORAÇÃO



BIBLIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário